quinta-feira, abril 28, 2005

"Autoridade Nacional para os Incêndios Florestais 2005"

No Comunicado Final do Conselho de Ministros do Governo de Portugal realizado hoje, consta o seguinte (as hiperligações foram acrescentadas):
"Com a criação da Autoridade Nacional para os Incêndios Florestais 2005, o Governo pretende melhorar a coordenação das tarefas desenvolvidas pelos vários intervenientes neste processo garantindo a existência de uma direcção coesa, eficaz e integrada dos meios de prevenção e combate aos incêndios florestais em 2005, que funcionará entre 1 de Maio e 31 de Outubro de 2005.
Do mesmo modo, o Governo antecipa os prazos de implementação dos meios permanentes de prevenção e combate aos fogos florestais.
A Autoridade Nacional é dirigida por um Director Nacional que actuará na dependência do Ministro de Estado e da Administração Interna, e integra representantes das diversas entidades que intervêm na prevenção dos fogos florestais, nomeadamente, os Presidentes do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, do Instituto da Conservação da Natureza, da Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais e do Instituto de Meteorologia, bem como o Director-Geral dos Recursos Florestais. Junto à Autoridade Nacional estarão destacados oficiais de ligação do Comando Operacional Conjunto do Estado-Maior-General das Forças ArmadasPolícia Judiciária (PJ) e da Guarda Nacional Republicana (GNR).
(COC/EMGFA), da
Até 31 de Outubro, a Autoridade Nacional deverá apresentar ao Governo um relatório final de actividade."

Nos últimos dois anos, o Verão em Portugal tem sido caracterizado por vagas de calor a que estiveram associados um número invulgarmente alto. Para os próximos meses a situação poderá ser ainda mais perigosa em função da seca extrema e prolongada que o País atravessa.

Nenhum comentário: