sexta-feira, abril 08, 2005

Revista de Direito Agrário, Ambiental e da Alimentação (II)

Conforme anunciado em post anterior, divulgaremos, a partir de agora, o conteúdo da Revista de Direito Agrário, Ambiental e da Alimentação, n. 1, 2005. Começaremos pela Seção Doutrina, disciplina Direito Agrário, elencando os temas dos artigos que ali estarão publicados e a qualificação acadêmico-profissional de seus autores:

1. IMPERIALISMO E POLÍTICA AGRÁRIA
Alexandre de Lima Paniza
Mestre em Direito Comunitário e de Integração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2. O SENTIDO AMBIENTAL DA PROPRIEDADE AGRÁRIA COMO SUBSTRATO DO ESTADO DE DIREITO NA CONTEMPORANEIDADE
Lucas Abreu Barroso
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor da Faculdade de Direito Promove. Membro da ABLA – Academia Brasileira de Letras Agrárias. Membro da UMAU – União Mundial dos Agraristas Universitários. Membro da ABDA – Associação Brasileira de Direito Agrário. Membro do IDCLB – Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro.
3. CARACTERIZAÇÃO DA PROPRIEDADE FAMILIAR NO DIREITO AGRÁRIO BRASILEIRO
Gustavo Elias Kallás Rezek
Advogado. Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Membro da ABDA – Associação Brasileira de Direito Agrário.
4. IMÓVEL AGRÁRIO COMO BEM DE FAMÍLIA: a proteção da pequena propriedade rural como direito fundamental e sua garantia
João Sidnei Duarte Machado
Doutor em Direito pela Universidad de León. Membro da UMAU – União Mundial dos Agraristas Universitários. Membro da ABLA – Academia Brasileira de Letras Agrárias. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor convidado da Universidad Andina Simon Bolívar, Sucre, Bolívia.
Lisianne Sabedra
Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestranda em Direito pela Universidade de Caxias do Sul.