segunda-feira, outubro 29, 2007

"Tribunal investiga uso de pesticida"

Como dá conta o jornalista Nuno Passos, no Diário de Notícias de hoje, "A GNR e a Câmara de Vila Nova de Famalicão vão apresentar no Ministério Público uma queixa relativa à prática de crime de poluição ambiental em S. Cosme do Vale. Um pesticida, usado anteontem na limpeza do solo de uma estufa de dez hectares, terá contaminado os lençóis de água e a qualidade do ar num raio de um quilómetro.
Dez famílias foram evacuadas das habitações contíguas ao equipamento, tendo regressado ontem a casa. A água vai ser analisada hoje na Empresa Águas do Cávado, enquanto as estufas foram ontem à tarde limpas pela unidade móvel de controlo ambiental, assegurou o vereador da Protecção Civil, Durval Ferreira.
Ontem, os populares ainda se queixavam de irritações nos olhos e vias respiratórias, náuseas, vómitos e desmaios, embora com menor intensidade. Pelo menos uma moradora e um bombeiro foram levados anteontem ao Hospital de Famalicão, verificando-se, entretanto, que o seu estado não era grave." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.

Nenhum comentário: