sexta-feira, outubro 05, 2007

"Cabo Mondego passa a Monumento Natural"

O Público - Ecosfera assinala que "O Cabo Mondego passou a ser Monumento Natural, para a manutenção da sua integridade, segundo um decreto regulamentar publicado em Diário da República a 3 de Outubro.
São considerados de 'excepcional importância' os afloramentos jurássicos do Cabo Mondego. Segundo o decreto regulamentar nº82/2007, o local tem um 'valor científico, pedagógico e didáctico inexcedível, para além do seu grande interesse geomorfológico e notável qualidade paisagística'.
A gestão da área fica a cargo do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
Segundo o decreto regulamentar, dentro dos limites do monumento natural são proibidos a exploração dos recursos geológicos e outros, a abertura de novas vias de acesso, a alteração da morfologia do terreno e do coberto vegetal, o lançamento de efluentes, deposição de entulhos, prática de actividades desportivas motorizadas, entre outras actividades.
Além do Cabo Mondego, estão classificados em Portugal outros monumentos naturais: Ourém/Torres Novas (no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros), Carenque, Pedreira do Avelino, Pedra da Mua, Lagosteiros (os últimos dois no Parque Natural da Arrábida)." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nenhum comentário: