terça-feira, setembro 27, 2005

"OMC: Chirac pede negociação 'mais equilibrada'"

O Diário Económico noticia que "O presidente francês Jacques Chirac pediu hoje que a negociação no quadro da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a redução do proteccionismo à agricultura seja 'mais equilibrada', num apelo implícito a um gesto por parte dos Estados Unidos.
Chirac, que recebeu durante duas horas e meia as organizações agrícolas francesas, 'notou que actualmente a União Europeia é a única a ter feito concessões na perspectiva de um acordo em Hong Kong', declarou o porta-voz da presidência Jerôme Bonnafont. O presidente considerou que 'a negociação devia ser mais equilibrada' e sublinhou que 'a França será particularmente vigilante a este respeito', acrescentou o porta-voz.
A próxima conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) terá lugar de 13 a 18 de Dezembro de 2005 em Hong Kong. A Europa e os Estados Unidos, os dois maiores distribuidores de subvenções à agricultura, tentaram sem grande êxito a semana passada em Paris uma aproximação de pontos de vista sobre a redução destas ajudas. Esta divergência bloqueia o ciclo de negociações lançadas em Doha (Qatar) em 2001 e que tem de ser fechado no final de 2006.
Chirac afirmou que 'sobre as ajudas à exportação, todos os países implicados devem aceitar avanços comparáveis aos que a UE declarou estar pronta a aceitar', segundo o porta-voz."

Nenhum comentário: