sexta-feira, dezembro 21, 2007

"Minas recebe encontros de Jovens Rurais"

"Jovens rurais irão se reunir no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, para discutir temas como a migração, o trabalho, a cultura e a política. O Encontro de Jovens Rurais no Vale do Jequitinhonha será realizado em duas datas: 13 de janeiro, em Araçuaí, e 15 de janeiro, em Chapada do Norte. A estimativa é de que 100 jovens participem das mesas-redondas e debates que irão acontecer.
O evento, que tem apoio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), é promovido pelo Centro de Estudos Rurais da Universidade Estadual de Campinas (Ceres/Unicamp), em parceria com a Cáritas Brasileira, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), além de associações e cooperativas de comunidades rurais locais.
Antes e durante os encontros, serão realizadas missões populares, de 4 a 17 de janeiro, que vão englobar visitas e pesquisa com comunidades rurais. Equipes do Ceres e da CPT irão visitar cerca de 15 comunidades rurais nos municípios de Araçuaí, Chapada do Norte, Itinga, Leme do Prado, Minas Novas e entorno. 'As visitas serão feitas com três olhares. Primeiro iremos conversar com os trabalhadores rurais; o outro objetivo é o diálogo com suas famílias, que ficam nos locais no período em que esses trabalhadores estão fora, em empregos temporários, por exemplo; por último, haverá enfoque especial nos jovens', afirma José Carlos Alves Pereira, integrante do Ceres."
Leia a notícia completa no Boletim NEAD n. 407.

Nenhum comentário: